MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE

Muitas pessoas conhecem essa especialidade somente como Medicina do Esporte; e ter a palavra esporte no nome favorece a associação da especialidade somente com o esporte de alto rendimento, no casos os atletas. Esse pensamento, entretanto, está equivocado, pois além do esporte de alto rendimento, também são acompanhados pelo Médico do Esporte pessoas que procuram saúde e bem estar, como a população em geral, portadores de doenças crônicas, pessoas que buscam melhora da qualidade de vida através de exercícios.

Para desmitificar a especialidade a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte mudou o nome da especialidade para Medicina do Exercício e do Esporte. Afinal todos que praticam ou vão iniciar qualquer tipo de atividade física, seja para prevenção de doenças, tratamento ou simplesmente pelo prazer da prática esportiva, requer orientações e cuidados específicos. Portanto a Medicina do Exercício e do Esporte é para TODAS as pessoas

Existem diversas áreas de atuação envolvidas nos aspectos citados acima: avaliação pré-participação (check-up esportivo), cardiologia do esporte, nutrologia esportiva, traumatologia esportiva, lesões relacionadas ao esporte, doping, avaliação biomecânica, procedimentos (infiltrações, liberação miofascial, etc), médico de equipe esportiva (team physician), dentre outras.

plugins premium WordPress