CALORIMETRIA INDIRETA

A Calorimetria Indireta é o exame padrão ouro para determinação do metabolismo basal do indivíduo e se ele apresenta o metabolismo lento, normal ou acelerado. Essas informações serão utilizadas, na prática clínica, para ajudar a definir o suporte nutricional e determinar as necessidades de calorias para o equilíbrio de energia, sendo essencial no manejo do peso em programas de hipertrofia ou de combate a obesidade. Assim, sua utilidade em diferentes situações, como em pacientes com alterações do status metabólico, que não tiveram resposta ao suporte nutricional ou com doenças crônicas (HIV, câncer, doenças metabólicas, etc) que requerem uma estratégia de nutrição individualizada.

O exame também é útil em outras populações, como idosos, em especial os que apresentam comorbidades ou que precisam de apoio nutricional para adequação do peso. Em crianças e adolescentes, por sua vez, ajuda a medir o gasto de energia para avaliar as necessidades nutricionais, sobretudo quando se observa a presença de sobrepeso ou obesidade ou em situações de déficit de crescimento por carências alimentares.

Realização do exame:

O paciente utiliza uma máscara de silicone, ajustada sobre a boca e o nariz do paciente, para a obtenção de medidas metabólicas com a determinação do consumo de oxigênio, da produção de dióxido de carbono, do quociente respiratório e do gasto energético em repouso. O procedimento é realizado em uma sala com condições adequadas, devendo o indivíduo permanecer em torno de 30 minutos em repouso e não estar em jejum, desde que respeite um intervalo de quatro horas desde a última refeição. 

plugins premium WordPress